Conselhos sobre travões

Consulte 10 conselhos sobre a segurança dos seus travões.

  • Sabe quantos metros necessita numa travagem brusca para imobilizar o seu automóvel?

    A velocidade multiplicada por dois significa a distância de travagem quadriplicada. O tempo da travagem mais o tempo de reação do condutor (cerca de 1 segundo) correspondem ao ponto de imobilização do veículo. A distância está dependente de outros fatores como o estado do sistema de travagem e da estrada. A chuva, a neve e o gelo prolongam a distância da travagem. Uma velocidade adequada permite travar com toda a segurança.

    Exemplo:
    Se estiver a conduzir em condições atmosféricas sem chuva e gelo, e se deslocar a uma velocidade de 100km/h, e fizer uma travagem a fundo, vai necessitar de mais ou menos 140 metros até conseguir imobilizar o seu automóvel. No caso de o seu automóvel ter sistema ABS pode reduzir o espaço de travagem para os 90/100 metros.

    fonte: ATE – Sistemas de travagem
    Autoindia® Centro ATE autorizado

  • O seu sistema de travagem é composto por dois circuitos, sabe porquê?

    Desde os anos 30 que os construtores dividem o sistema de travagem em 2 circuitos de travagem separados. Assim em caso de falha de um dos circuitos, continua a ser possível travar em segurança com a demora mínima exigida por lei.

    Em situação de emergência deve carregar a fundo no pedal do travão para não desperdiçar nenhum espaço de travagem. Se o veículo estiver equipado com ABS, pode facilmente travar a contornar um determinado obstáculo.

    fonte: ATE – Sistemas de travagem
    Autoindia® Centro ATE autorizado

  • Porque deve fazer um chek-up ao seu automóvel antes de fazer uma viagem de férias?

    Tenha em atenção ao sistema de travagem caso conduza o seu automóvel superlotado numa viagem de férias.

    É fundamental ter o sistema de travagem em perfeitas condições para conseguir uma condução em segurança, porque o esforço dos travões será muito maior e exige uma performance muito superior.

    Partir em viagem calmamente, fazer pausas com regularidade, conduzir concentrado e respeitar as distâncias de segurança são também fatores cruciais para chegar ao destino em segurança. Antes de partir faça uma revisão ao sistema de travagem na Autoindia®.

    fonte: ATE – Sistemas de travagem
    Autoindia® Centro ATE autorizado

  • Porque deve mudar regularmente o líquido dos travões?

    É muito importante fazer mudanças regulares do líquido travões porque este é higroscópico, o que significa que ao longo do tempo vai absorvendo água. Isso provoca a formação de bolhas de ar no sistema de travagem quando este é submetido a esforços, e esse ar acumulado pode provocar falhas no sistema de travagem, arriscando mesmo não conseguir travar numa situação de emergência.

    fonte: ATE – Sistemas de travagem
    Autoindia® Centro ATE autorizado

  • Como verificar facilmente o nível do líquido dos travões?

    A verificação do nível do líquido dos travões pode ser vista diretamente no depósito junto ao motor. Se o nível estiver exatamente abaixo da marca MAX. significa que há desgaste normal das pastilhas de travão ou das maxilas. Por outro lado, se o nível estiver exatamente abaixo do nível MIN. significa que pode haver fuga no sistema de travagem. Nesse caso, não adicione líquido de travões e diriga-se à nossa oficina para uma correta verificação.

    fonte: ATE – Sistemas de travagem
    Autoindia® Centro ATE autorizado

  • O que fazer quando o pedal do travão desce cada vez mais fundo?

    Não deve carregar no pedal do travão quando este descer mais de 5cm. Se se aperceber que ainda assim não encontra resistência ou se o pedal se encontra elástico, pode por exemplo ter ocorrido uma falha num dos circuitos ou existir ar no sistema de travagem.

    fonte: ATE – Sistemas de travagem
    Autoindia® Centro ATE autorizado

  • Como proceder no caso de as rodas da frente bloquearem cedo demais?

    No caso de as rodas da frente bloquearem o automóvel irá continuar na direção que seguia e o condutor poderá perder o controlo completo da direção.

    As causas para isso suceder podem ser as pastilhas de travão do eixo traseiro serem de fraca qualidade, estarem com óleo ou desgastadas, o repartidor de travões estar a falhar, os discos/tambores do eixo traseiro estarem desgastados ou danificados, e finalmente um dos circuitos de travagem estar defeituoso.

    fonte: ATE – Sistemas de travagem
    Autoindia® Centro ATE autorizado

  • Como proceder no caso de as rodas de trás bloquearem cedo demais?

    Se as rodas de trás bloquearem o automóvel irá ficar instável, a traseira irá fugir e eventualmente derrapar, principalmente no caso de uma travagem brusca.

    As causas para isso suceder podem ser as pastilhas de travão da frente serem de fraca qualidade, estarem com óleo ou desgastadas, o repartidor de travões estar a falhar, os discos/tambores da frente estarem desgastados ou danificados, e finalmente um dos circuitos de travagem do eixo da frente estar defeituoso.

    fonte: ATE – Sistemas de travagem
    Autoindia® Centro ATE autorizado

  • O seu automóvel saiu de mão durante uma travagem?

    Numa situação de travagem, especialmente em situações de perigo, o automóvel deve permanecer dentro da sua mão. Caso contrário, significa que pode entrar em derrapagem e o perigo de embate é maior.

    As causas para esse facto são normalmente falhas localizadas, por exemplo pastilhas de travão de fraca qualidade, desgastadas, vidradas ou com óleo, discos/tambores de travão desgastados ou danificados, pistons enferrujados ou perros nos cilindros de roda ou nas pinças de travão.

    fonte: ATE – Sistemas de travagem
    Autoindia® Centro ATE autorizado

  • Uma revisão ao sistema de travagem após o inverno?

    O inverno, com a humidade que lhe é inerente, é a estação que mais favorece a formação de corrosão, particularmente no sistema de travagem, e a absorção de água pelo líquido dos travões.

    Aconselhamos que faça uma verificação ao sistema de travagem na nossa oficina, para que se mantenha em segurança nas suas viagens longas de verão.

    fonte: ATE – Sistemas de travagem
    Autoindia® Centro ATE autorizado

Vídeos

Consulte alguns vídeos que julgamos ser importantes para os condutores.

Como ter uma condução eficiente?

Pneus novos: Atrás ou na Frente?

Sabe regular o espelho retrovisor?

Como verificar a pressão dos seus pneus?

Outros conselhos gerais

  • Porque deve respeitar o prazo de uma revisão?

    Os construtores de automóveis têm realizado grandes esforços na investigação, para conseguir que o seu veículo disponha das qualidades necessárias de segurança, fiabilidade e duração. Para manter estas qualidades é importante que o seu veículo seja inspeccionado periodicamente por uma oficina especializada, a qual disponha de pessoal qualificado com formação adequada.

    Autoindia recomenda: Efectuar uma manutenção preventiva:

    • Permite encontrar elementos defeituosos antes da sua rotura.
    • Aumenta a segurança e evita uma degradação acentuada da viatura.
    • Evita reparações dispendiosas.

  • A importância do óleo do motor!

    O motor é a fonte de energia do automóvel. Para evitar desgastes e aquecimento excessivos, o motor inclui um sistema de lubrificação. O óleo, armazenado no cárter sob o bloco do motor, é obrigado a circular sob pressão através de todas as peças do motor que necessitam de lubrificação.

    Para além do óleo de motor, temos ainda:
    • Substituição do líquido de refrigeração
    • Detecção e reparação de fugas
    • Reposição do óleo da caixa de velocidade

    Autoindia recomenda: Efectuar uma mudança de óleo e filtro:
    • Permite aumentar a vida dos componentes do motor
    • Mantém o motor limpo de impurezas
    • Reduz o consumo de combustível

  • O que deve saber sobre a suspensão?

    Os amortecedores são uns dos muitos elementos da segurança do seu veículo. Ao estabelecer a ligação das rodas à estrada, os amortecedores fornecem ao seu veículo uma maior aderência proporcionando assim a sua protecção e comodidade ao volante.

    Autoindia recomenda:  Ao manter os amortecedores em bom estado e a direcção alinhada, evita o desgaste em:
    • Pneus
    • Molas de suspensão
    • Rolamentos
    • Rótulas de direcção
    • Sinoblocos
    • Transmissão

  • Informações úteis sobre o serviço de inspeção IPO!

    Deixe a sua viatura connosco e nós trataremos de levá-la ao centro de inspecções.

    CALENDÁRIO DE INSPECÇÕES

    – Ligeiros de Passageiros:
    Obrigatoriedade de Inspecção: Nos 3 meses anteriores à data da matrícula inicial, tendo como limite o dia do mês correspondente à matrícula.
    4 Anos após a data da primeira matrícula, de seguida de 2 em 2 anos até perfazerem 8 anos
    Anualmente após 8 anos de matrícula

    – Veículos Ligeiros de Mercadorias, Mistos e Ligeiros Especiais *
    Obrigatoriedade de Inspecção: Nos 3 meses anteriores à data da matrícula inicial, tendo como limite o dia do mês correspondente à matrícula.
    2 Anos após a data da primeira matrícula, depois anualmente
    * Entende-se por Veículos Ligeiros Especiais as auto-caravanas, as funerárias, os prontos-socorro e outros com classificação especial.

    – Pesados, Reboques* e Outros Ligeiros **
    Obrigatoriedade de Inspecção: Nos 3 meses anteriores à data da matrícula inicial, tendo como limite o dia do mês correspondente à matrícula.
    Após 8 anos, semestralmente, no mês da matrícula ou nos dois meses anteriores.
    1 Ano após a data da primeira matrícula, de seguida, anualmente até perfazerem 7 anos
    No 8º ano e seguintes, semestralmente
    M – No mês da data da matrícula ou nos dois meses anteriores.
    M6 – Semestralmente em relação ao mês da data da matrícula ou nos dois meses anteriores.

    * Reboques cujo peso bruto seja superior a 3,500 kg.
    ** Ligeiros de transporte público de passageiros (táxis), de transporte escolar, de instrução e ambulâncias.

    RECOMENDAÇÃO
    Ao realizar o serviço de preparação para IPO:
    • Minimiza os riscos de reprovação na Inspecção Periódica Obrigatória
    • Evita o transtorno de uma deslocação ao IPO
    • Evita o incumprimento da lei que pode levar à aplicação de uma coima que vai de € 250, 00 a € 1.250, 00 (art. 116.º do Código da Estrada).

     

  • Saiba o que a Electrónica faz ao seu automóvel?

    Um dos sistemas que revolucionou o automóvel, e que nos permite ter uma qualidade de vida a bordo, foi sem dúvida a electrónica, mas muitas vezes é a causadora de uma boa parte das avarias no automóvel.

    RECOMENDAÇÃO
    Ao realizar serviços de electricidade e electrónica:
    • Detecta e substitui os componentes responsáveis pelas avarias eléctricas
    • Poupa tempo e dinheiro na resolução da causa da avaria
    • Aumenta a segurança anti furto, com montagem de alarmes
    • Diagnóstico ABS
    • Aumenta a qualidade de vida a bordo com montagem de sistemas som e multimédia

  • Vantagens na limpeza da injeção electrónica?

    Efectue a limpeza do sistema de injecção com equipamento especializado para limpeza de injectores e válvulas, sem desmontagem dos mesmos.

    VANTAGENS:
    • Menor consumo de combustível
    • Menor ruído do motor
    • Menor desgaste
    • Mais poupança
    • Mais amigo do ambiente

  • Preocupações sobre o Ar Condicionado!

    O ar condicionado exige uma manutenção regular…
    Não só para funcionar, mas também para garantir a entrada de ar puro.
    Uma boa manutenção integra a substituição do fluido frigogéneo (este evapora-se e envelhece), dos filtros e tratamento anti-bactérias do circuito.

    Para quê fazer uma revisão do ar condicionado?
    A não utilização do ar condicionado durante o Inverno, associada às vibrações do veículo, são fontes de micro-fugas nas tubagens; assim, os fluidos correm o risco de se tornar insuficientes. Esta falta de fluidos impede que a lubrificação do circuito seja feita em boas condições. Existe então o risco de danificar o ar condicionado e o compressor (o que se pode tornar bastante dispendioso).
    A falta de fluido provoca um aumento dos consumos de combustível.

    O filtro de habitáculo purifica o ar das poeiras, dos pólens e das partículas que penetram no habitáculo. Torna-se portanto necessário proceder à sua substituição quando este se encontra em más condições.
    Uma manutenção bem feita ao nível do ar condicionado preserva o seu bem estar no Verão, assim como no Inverno, graças a um desembaciamento rápido e eficaz dos vidros. Por isto, deve pensar em controlar regularmente o seu sistema de ar condicionado. Os nossos técnicos estão à sua disposição para elaborar um diagnóstico, e aconselhá-lo acerca da periodicidade da manutenção do seu sistema de climatização.

    Associamos com frequência o ar condicionado ao Verão. Mas não pense que este se torna inútil no Inverno, com o tempo húmido os vidros embaciam facilmente, perturbando a visibilidade. Nestes casos o ar condicionado torna-se bastante útil na função de reciclagem, uma vez que desembacia os vidros em tempo recorde, ao mesmo tempo que mantém o próprio ar condicionado em boas condições.

    Autoindia® pertence à Valeo Clim Service (VCS), uma rede de especialistas na manutenção e reparação de sistemas de ar condicionado de veículos.

  • Esteja sempre atento ao estado dos pneus!

    Os pneus são o elo de ligação entre o automóvel e a estrada, como tal devemos ter cuidados acrescidos, pois a sua segurança depende directamente deles.

    SAIBA LER O QUE OS PNEUS NOS MOSTRAM

    Desgaste dos flancos da banda de rolamento: O pneu apresenta pouca pressão, existe o risco de aquecimento excessivo e de arrebentamento.
    Desgaste acentuado ao centro:
 O pneu apresenta pressão em excesso, portanto o comportamento em estrada fica comprometido.
    Desgaste assimétrico num dos lados do pneu:
 Eixo dianteiro mal regulado. A viatura não mantém a trajectória e desvia para a esquerda ou para a direita.
    Desgaste rápido e irregular:
 Ou a geometria está desalinhada, ou os amortecedores estão gastos, ou os pneus têm pouca pressão.

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